sábado, 9 de junho de 2012

Salão de Artesanato da Paraíba reúne artesãos e associações de tecelagem; Redes de São Bento são destaque


Mais de 200 artesãos e associações de tecelagem estarão no 16º Salão de Artesanato da Paraíba, que começa no próximo domingo, em Campina Grande. Nesta edição, o tema escolhido será “Tecendo Tradições” e o universo colorido e minucioso das redes, com seus trançados e tramas, será o foco do evento.
No Estado, as cidades que têm tradição na arte da tecelagem são Campina Grande, Santa Luzia, Aparecida, Catolé do Rocha, Gurinhém, Fagundes, Boqueirão, São Bento e Galante. As redes dessas cidades são famosas em todo o País, com destaque para a arte de São Bento, que ostenta o título popular de “Capital Mundial das Redes”.
Em Campina Grande, a fábrica Entrefios, que faz parte do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP) é um dos exemplos das iniciativas de sucesso no ramo da tecelagem. De acordo Nora Cristina Oliveira,  proprietária da Entrefios, a produção da fábrica é de 350 redes por mês, em média, que são exportadas para todo o Brasil e países como Holanda, Estados Unidos, Canadá, Alemanha e Portugal.
Segundo o gerente de produção, José Pereira de Araújo, a cultura da fabricação de redes já está na família há quatro gerações. Ele, que é responsável pela criação das peças, explica que seu trabalho não tem manual de instruções, é pura arte. “Crio uma peça hoje e amanhã não posso repetir. É dom mesmo que Deus me Deu. Imagino as cores e começo a brincar com elas. Crio uma padronagem na minha mente e só depois repasso para um caderno tudo que imaginei. É muita responsabilidade, mas é maravilhoso poder trabalhar com esse mundo”, explica.
Ao todo, o 16º Salão de Artesanato da Paraíba vai reunir trabalhos de cerca de 500 artesãos, entre os dias 10 e 30 de junho, durante o maior São João do Mundo, em Campina Grande. Nesta edição, na entrada do Salão, os visitantes poderão aprender sobre a técnica da tecelagem, em uma mostra especial. Outras tipologias também farão parte dos estandes de vendas, como cerâmica, madeira, fios, fibra, algodão colorido, metal, couro, pedras, cordel, xilogravura, brinquedos, artesanato indígena, entre outras.
História – As redes de dormir são de origem indígena e a fabricação se expandiu, inicialmente, no município de Boqueirão, de acordo com estudos e a história passada de geração em geração entre as famílias que têm a tradição das redes.
Antigamente, todo o processo era manual e o tingimento 100% natural: as cores eram extraídas de frutas, plantas e raízes. Atualmente, apesar de o mercado oferecer diversas possibilidades de corantes, a Paraíba possui vários artesãos que utilizam o algodão colorido, que é ecologicamente correto e não necessita de tingimento artificial. As redes de dormir foram se popularizando e hoje são símbolos da cultura paraibana.

13 comentários:

Anônimo disse...

Olá, moro em Belo Horizonte e gostaria que vocês me ajudassem a entrar em contato com algum vendedor de redes ou loja para que eu possa comprar.
Obrigada,Cláudia

luki disse...

Moro em Aracaju e gostaria de contato de vendedores de rede ai em Sao Bento. Meu contato e 79/91122734

São Bento Paraiba... disse...

Opa, desculpe a demora pra te responder

Mais o nosso blog é apenas de divulgação de nossa cidade
então no caso eu poderia te repassar o numero de algumas
empresas de São Bento para que você possa entrar em contato com a mesma!

Qualquer dúvida estamos a Disposição!

Abraço.

palhaço murisoca.... disse...

por favor coloca o numero das tecelagem dai pra gente entra em contato. paulocelestino1@gmail.com

palhaço murisoca.... disse...

por favor coloca o numero das tecelagem dai pra gente entra em contato. paulocelestino1@gmail.com

Anônimo disse...

Oi eu sou o sr.willian...solicito seus contatos... quero comprar em grande escala pra revenda ok meu whtspp 98804 9133 obg

Luiz disse...

Quero comprar rede para revender em grande quantidade tem como entrar em contato comigo Este é o meu número do Zap 86 995355546 sou de Teresina Piauí

Unknown disse...

PRECISO COMPRAR UMAS REDES, MANTAS E OUTROS PRODUTOS NO ATACADO, SOU DO CEARÁ E ME INFORMARAM QUE EM SÃO BENTO É A MELHOR CIDADE DE SE COMPRAR PRA REVENDER. PODEM PASSAR INFORMAÇÕES NO EMAIL. vavauicoce2@gmail.com ou whatsapp: 88 99212.7488 FALAR COM DERNIVAL DE OLIVEIRA BARBOSA

Unknown disse...

Bom dia, gostaria q se possível me encaminhacem os contatos de alguns fabricantes q trabalhem com bons preços pra revenda, pois gostaria de conhecer alguns... desde já agradeço

Unknown disse...

Sou do Ceará e gostaria de ter indicações de vocês, de quem trabalha com bons preços pra revenda em redes,mantas e lençóis. Meu zap 88 99909.2890 desde já agradeço

Unknown disse...

Ola

Unknown disse...

Mande seu contato da fabrica pra mim por favor

janetesoares353@gmail.com disse...

Bom dia sou de sp quero comprar algumas peças como posso fazer

Postar um comentário

São Bento/PB

São Bento/PB
Tecnologia do Blogger.